ZAMBIÃ >> Filhos e Filhas de ZAMBI [Deus]

Lauro de Freitas, BAHIA, Brazil
O Grupo ZAMBIÃ foi criado em Lauro de Freitas no ano de 1992 com a finalidade de resgatar a Cultura Afro-Brasileira, e atualmente desenvolve a dança afro-contemporânea, a musicalidade e vem tentando, juntamente com outros grupos, difundir a REAL História de lutas, conquistas e resistência dos Africanos no Brasil, para assim contribuir com a valorização do negro em nossa terra. Nosso objetivo é ser um caminho para fazer a diferença para crianças, adolescentes e jovens desacreditados de seus sonhos e esperanças, sendo instrumento viabilizador na afirmação e valorização destes, fazendo-os acreditar que são importantes perante a sociedade, e ainda que eles venham a se tornar multiplicadores da cultura e arte afro-brasileira, promovendo transformações sociais através da arte.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Lázaro Ramos incomoda?!?

O Zambiã aproveita essa matéria para trazer a tona essa importante reflexão/discussão..
----------
http://baoobaa.com/home/lazaro-ramos-incomoda


Segunda-feira, dia 17 de janeiro, deu-se início no horário nobre da Rede Globo a nova novela “Insensato Coração”, de Gilberto Braga. A trama traz em seu elenco atores e atrizes consagrados como Antônio Fagundes, Natalia do Valle, Paola Oliveira, Eriberto Leao, Deborah Secco, Deborah Evelyn, Gloria Pires, Lázaro Ramos, Camila Pitanga e outros.

 
Mas parece que nem todos os atores acima citados agradaram o público. No dia seguinte da estreia da novela, Lázaro Ramos estava entre os Trend Topics do twitter. As mensagens referentes a ele indicavam a indignação por haver na novela das nove Lázaro Ramos como um designer rico, galã, “pegador” e bonito.

Sobre o talento de Lázaro não tem o que discutir, seus trabalhos no cinema como Cafundó, Madame Satã, O Homem que Copiava, Meu tio matou um cara, Ó Pai ó, não deixam dúvidas de sua excelente atuação. Porém, parece que mais uma vez a participação de um negro com um papel de destaque numa telenovela de alto alcance incomoda.

Veja algumas das mensagens no twitter que estão sem idetificação:

preeto é fooda, #lazaroramos só quis pegar a coitadinha e n quis nem saber o nome deela aaaar –’ por isso que eu n gosto dessas pessoas :s

O que esse #LazaroRamos tem!? o nariz de batata!? Cabelo na máquina !?

Não dá pra acreditar q um negro causaria tanta repercussão sobre seu papel, a beleza negra é diferente, nem tds vê #LázaroRamos #Pena!

ain .. sinceramente … que horror o #LazaroRamos .. ser o “pegador” da novela .. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

só não consigo engolir #LazaroRamos como galã.

#LázaroRamos de galã? ah tá senta láh…#semsal #insensatocoração


é um superpreconceito, um pouco da quebra desse preconceito foi a globo colocar o
#LázaroRamos em papel de destaque na novela


Recentemente uma polêmica do mesmo gênero tomou o Brasil, quando em “Viver a Vida”, de Manoel Carlos surpreendeu os telespectadores com Taís Araújo como protagonista em um papel em que era modelo de renome internacional. A atriz recebeu inúmeras críticas em relação à sua atuação e ainda por não fazer juz “às Helenas de Manoel”.

Essa polêmica é totalmente previsível, em vista que tempos atrás a ideia de haver numa telenovela com um personagem negro de destaque era inconcebível. Isso mostra que mais uma barreira está sendo quebrada e temos Lázaro Ramos nos representando, assim não temos o que temer é só torcer que seu talento supere qualquer tipo de crítica e preconceito.

A questão do negro e sua caracterização nas telenovelas brasileiras podem ser estudadas em dois livros que abordam o tema. O primeiro, “A negação do Brasil”, de Joel Zito Araújo e “O negro brasileiro e o cinema” de João Carlos Rodrigues. Ambos fazem um apanhado da sociedade desde seus primórdios até os dias atuais e como essa questão social de etnias se refletem na televisão e no cinema.


---------------------------------------------------------

O Zambiã repudia e sugere um debate acerca desta questão.
É inadmissível que ainda tenhamos que nos deparar com questões ligadas ao Preconceito teoricamente inexistente em nosso país. Essa reação é normal? É aceitável? Até quando? E até quando estaremos calados, quietos, parados, vendo esse rolo compressor nos esmagar?

Vamos lá.. Vamos falar, vamos reagir. REAJA!

Em breve traremos aqui dia e horário do nosso debate.
Enquanto isso, estamos a espera de seus comentários.

Lázaro Ramos incomoda?!? A quem?!? A você?
A quem e por que você acha que ele incomoda?

Não vamos deixar essa oportunidade de discussão para trás...

Aquele abraço! AXÉ!
Família ZAMBIÃ : (

3 comentários:

  1. Decididamente os negros estão ocupando seu lugar de direito, ainda que de forma sucinta. Os autores não estão fazendo nada mais que mostrando a sociedade a capacidade que o negro tem, o talento muitas muitas vezes abafado e escondido por de trás de um papel de serviçais, não que não sejam categorias dignas, pelo contrário porém nós da raça negra conheçemos nosso potencial e agora, antes tarde do que nunca, a sociedade também está conheçendo e terá que se render ao fato.

    Êa povo negro!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou adorano o personagen de Lárazo, embora ñ deixa associar a imagen de negro ao sexo o viril que só serve para cama ,a grande marca do personagen é a inteligência, e o bom gosto numa aréa tão bem imfluenteestou amano vamos ver o que vem por ai!!!Atenciosamente Angela masur

    ResponderExcluir
  3. ..."preto" inteligente, rico e bem sucedido?
    Será que o mundo mudou a televisão ou a televisão mudou o mundo?
    Quem reflete em quem?
    Na verdade qual o objetivo do autor?
    Será que é realmente mostrar o que antes era oculto mais em sua essência é uma realidade, ou mostrar que a realidade do personagem é apenas uma ficção de novela polêmica das nove horas?
    Não mundo!
    A intenção do autor é mostrar que LuLa chegou a presidência do Brasil e permaneceu por dois mandatos e agora uma mulher de nacionalidade Brasileira porém com sobrenome Búlgaro ocupou o lugar de um dos melhores presidentes que o país já teve, a intenção é mostrar que homofobia é gerado por mentes atrasadas, é mostrar que ainda é observado como atitudes negativa ser fútil, é mostrar que se o comportamento individual não mudar o mundo vai ficar sem natureza e por este motivo o homem irá morrer em sua profunda ignorância comportamental na ausência de oxigênio e presença das cinzas dos seus, é mostrar que tudo é possível e permitido porque somos todos iguais, filhos dos mesmos pais, enfim: Os Orixás negros.
    Axé a todos.
    ;-)Jr

    ResponderExcluir